Retornando – Parte 1

Por Bia Machado

Dizem que tenho uma máquina do tempo, e que com ela consigo dar conta de tudo. Pois bem, isso é uma falácia, e das grandes. Quem dera.

Finalmente, voltando com as atualizações do site!

Esse mês de setembro pode ser resumido em uma palavra: correria. Não que os outros não tenham sido. E, aliás, o mês de agosto foi muito mais, com quatro livros sendo trabalhados ao mesmo tempo, mas em setembro o cansaço bateu para esta pessoa que vos escreve. E se eu não tivesse o apoio dos autores que participaram do lançamento no Rio de Janeiro, dia 19/09, não teria dado conta.

Para retomar as atualizações do site, resolvi fazer uma série de posts (quatro, no total), a respeito do que vem por aí na Caligo, a serem publicados durante essa semana. É engraçado como as coisas vão surgindo, do nada e, por sermos uma editora pequena ainda, ficamos com bastante receio a respeito: daremos conta? E o desafio, na verdade, não é dar conta, não apenas isso. Mas fazermos as coisas de uma forma que não fiquemos sobrecarregados, fazendo a qualidade do trabalho decair, pois é justamente o contrário disso que queremos.

Sabemos que erros acontecem. Mas em uma editora, os erros podem se tornar mais recorrentes se não planejamos, ou se assumimos mais responsabilidades do que podemos assumir. Dizem que tenho uma máquina do tempo, e que com ela consigo dar conta de tudo. Pois bem, isso é uma falácia, e das grandes. Quem dera. A verdade, porém, é que preciso dar conta de tudo: ser mãe, esposa e professora, que é a profissão que escolhi de livre e espontânea vontade, por gosto mesmo, para que me sustentasse, a mim e aos meus planos. E também quero dar conta de ser leitora e estudante, pois quando não sou, essas coisas me fazem falta. E, finalmente, quero dar conta de continuar escrevendo os meus textos e fazendo com que a Caligo publique os autores dos quais gosto tanto e tenho plena certeza de que merecem ser publicados. A Caligo ainda será uma livraria física e local de palestras e oficinas literárias, mas até chegarmos a isso há um longo caminho pela frente.

Parece que quero coisa demais… E aí é que entra o planejamento. Por causa dele, decidi estabelecer um cronograma das intenções da Caligo para esse final de 2014, para todo 2015 e até mesmo para o começo de 2016, a partir do que é possível fazermos. Parece muito tempo, mais de um ano! Esperamos cumprir tudo o que está planejado, embora saibamos que fatores intervenientes são algo normal, fazem parte da vida. Mas manter esse cronograma é nossa meta. E pensamos nele por vários motivos, entre eles o de trabalhar com um livro por vez, a fim de evitar falhas que possam surgir (como algumas que surgiram nos últimos lançamentos), não revisaremos e nem faremos diagramação de dois ou mais livros ao mesmo tempo. A meta é um por vez, atenção total. Só iniciaremos o trabalho com outro original após o anterior já ter sido enviado para a gráfica.

Avisando, então, dos assuntos dos próximos posts da série “Retornando”:

Parte 2 (segunda-feira, 29/09) – Ainda em 2014- publicação de e-books;

Parte 3 (terça-feira, 30/09) – Cronograma para 2015 – sobre a coluna Caligo e outras novidades no site;

Parte 4 (quinta-feira, 29/09) – Cronograma para os primeiros meses de 2016 – Novidades na loja virtual da Caligo.

Até segunda! 😉

Bia Machado é a editora da Caligo. Trabalha como professora e revisora. Tenta escrever para que seus personagens não fiquem tão zangados com ela e não voltem para puxar seu pé de madrugada. Leitora voraz. Cinéfila frustrada. Se pudesse, faria outras coisas mais, mas para quem não tem sangue azul, nem sorte no jogo, isso já está bom, não dá para reclamar. Ou dá? Escreve (ou tenta escrever) no blog Vida e Etcétera a respeito de quase tudo, mas admite que acaba escrevendo mais sobre suas leituras. Contato: magiadaliteratura@gmail.com.

Anúncios

Um comentário em “Retornando – Parte 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s